quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Lenda da série Supernatural #11 "VANIR (ESPANTALHO)"

VANIR (ESPANTALHO)

Todos nós sabemos que espantalho é um boneco que se coloca na plantação para se espantar as aves e os roedores . Mas interessantes mesmos são as lendas que rolam sobre este boneco .
Vamos ver algumas delas abaixo :
Significado do Espantalho
Há uma tradição que diz que cada tipo de espantalho tem um significado diferente :
Espantalho sem a cabeça = Se você estiver passando em uma região rural e ver um espantalho sem a cabeça é sinal que alguém da sua família falecerá em breve.
Espantalho sem a mão = Se você ver algum espantalho sem uma das mãos é sinal de traição.
Espantalho sem os pés = Se você avistar algum espantalho sem os pés é sinal que alguém está com uma grande inveja de você e por isto é capaz de prejudica–lo.
Espantalho com cabeça de abóbora = Nunca faça um espantalho com cabeça de abóbora , pois ele traz azar.

Lenda da Premonição do Espantalho (BRASIL)

 

Esta lenda foi contada por dona Lurdinha e se passou na região rural de Ibirubá , no estado do Rio Grande do Sul :
Seu Antônio ficou sabendo que a fazenda vizinha foi vendida para uma família distinta : um casal com cinco filhos .
Já no começo ele notou que estes vizinhos eram muito trabalhadores , pois arrumaram a roça e colocaram um espantalho muito bonito no meio da plantação .
No primeiro dia Seu Antônio ficou admirando , de longe , o espantalho dos vizinhos , quando de repente viu que sangue saia daquele boneco .
Então ele se aproximou e o sangue desapareceu . Desta forma o homem pensou que se tratava apenas de uma ilusão de ótica .
No segundo dia , no caminho de casa , Seu Antônio resolveu observar o espantalho do vizinho novamente . Tudo estava indo bem , até quando a cabeça do espantalho caiu . Então o homem levou um susto e saiu correndo.
No terceiro dia Seu Antônio viu que tinham colocado a cabeça do espantalho no seu devido lugar. Desta forma ele continuou admirando o boneco . Quando, de repente , no lugar do espantalho surgiu uma pessoa sangrando . O homem aproximou–se novamente do boneco e viu que se tratava apenas de um espantalho e que aquilo só poderia ser ilusão de ótica de novo .
No dia seguinte Seu Antônio viu que havia muitos carros da polícia na estrada . Então , no caminho , ele avistou um homem sangrando no lugar do espantalho . Quase não acreditando no que via, seu Antônio se aproximou e reconheceu o rosto do seu vizinho . Os policiais comentaram que o homem havia sido assassinado a facadas e seu corpo tinha sido colocado no lugar do espantalho .
DESCRIÇÃO GERAL

Os Vanir eram deuses nórdicos da prosperidade e mantinham as colônias longe do perigo. Algumas vilas construíam bonecos dos Vanir nos campos e pomares, tipos de espantalhos. Outras faziam sacrifícios humanos, sempre um homem e uma mulher, pois o Vanir precisa de um sacrifício anual de um casal para que ele mantenha a cidade próspera e longe de perigos, como pragas e secas. As pessoas que habitam a cidade protegida pelo Vanir precisam alimentar os casais antes de sua morte e encaminhá-los até o próximo pomar, onde se encontra o espantalho em homenagem ao deus pagão, que no início do ciclo da colheita, incorpora o espantalho e mata suas vítimas.

Detalhes adicionais...

Pagão: Alguém que segue uma antiga religião politeísta ou panteísta e, portanto, não segue uma dentre as principais religiões do mundo, especialmente se não for Cristão, Muçulmano, ou Judeu.


Antiga Mitologia Nórdica: Esta mitologia refere-se à religião pré-Cristã, crenças e lendas de Escandinavos, incluíndo aqueles que se estabeleceram na Islândia. No folclore escandinavo, existem crenças que duraram muito tempo, e em áreas rurais algumas tradições ainda são praticadas. A mitologia Nórdica é a versão mais conhecida do antigo paganismo Germânico e da mitologia Germanica, que também inclui algumas mitologias similares à Anglo-Saxônica. A mitologia foi passada de boca em boca, através de extensas e regulares poesias. A transmissão oral continuou através da Era Viking e nosso conhecimento sobre ela é principalmente baseado em textos medievais, escritos antes, durante e após a Cristianização. Não era uma religião em que Deuses ensinavam para imortais, mas há mitos onde Deuses visitam pessoas normais, ou mortais visitam o divino.


Os Vanir: Na mitologia Nórdica, os Vanir são originalmente um grupo de deuses selvagens da fertilidade, inimigos de deuses guerreiros de Aesir. São considerados por serem aqueles que trazem saúde, juventude, fertilidade, sorte e fortuna, e mestres da magia, também conhecidos por proporcionar proteção e prosperdidade, e por manter o local em que se estebeleceram à salvo do mal. Alguns vilarejos constroem efígies dos Vanis em suas plantações, enquanto outros praticam o sacrifício humano, constituído de um homem e uma mulher.

Como exterminá-los?

O Vanir recebe seu poder de uma árvore sagrada e só pode ser destruído quando a árvore é queimada.
Alguns episódios de SUPERNATURAL em que aparecem:
 Episódio # 1.11 – Scarecrow / Espantalho

Nenhum comentário: