domingo, 1 de novembro de 2009

Lenda da série Supernatural #37 "Atropos / Destino"

Destino

Destino2.jpg

Temporada: 6
Poderes: Parar o Tempo; Controlar o destino;
Status: Três irmãs vivas
Ocupação: Destino
Filiação: Deus
Destino, de acordo com a mitologia grega, é formado por três irmãs. Controlam os detalhes da morte das pessoas, poder concebido por Deus.

Elas fiam o destino em um pedaço de ouro puro, enquanto outra anota em um diário de mortes. 

 


Histórico
No episódio Meu Coração Irá Continuar, da sexta temporada, é apresentada uma das irmãs, Atropos. Ela tenta consertar o que Balthazar fez quando salvou Titanic de um naufrágio.
 

Personalidade
Pelo que foi apresentado, todas as irmãs parecem ter um espírito vingativo, já que tentam se vingar dos irmãos Winchester por eles terem modificado a ordem natural do Apocalipse.

Além disso, quando Castiel ameaça Atropos, esta o ameaça de volta, referindo à suas duas outras irmãs.
 


Mitologia Greco-Romana
Na mitologia grega, as Moiras (em grego antigo Μοῖραι) eram as três irmãs que determinavam o destino, tanto dos deuses, quanto dos seres humanos. Eram três mulheres lúgubres, responsáveis por fabricar, tecer e cortar aquilo que seria o fio da vida de todos os indivíduos. Durante o trabalho, as moiras fazem uso da Roda da Fortuna, que é o tear utilizado para se tecer os fios. As voltas da roda posicionam o fio do indivíduo em sua parte mais privilegiada (o topo) ou em sua parte menos desejável (o fundo), explicando-se assim os períodos de boa ou má sorte de todos. As três deusas decidiam o destino individual dos antigos gregos, e criaram Têmis, Nêmesis e as Erínias. Pertenciam à primeira geração divina (os deuses primordiais), e assim como Nix, eram domadoras de deusas e homens.

As Moiras eram filhas de Nix (ou de Zeus e Têmis). Moira, no singular, era inicialmente o destino. Na Ilíada, representava uma lei que pairava sobre deuses e homens, pois nem Zeus estava autorizado a transgredi-la sem interferir na harmonia cósmica. Na Odisseia aparecem as fiandeiras.

O mito grego predominou entre os romanos a tal ponto que os nomes das divindades caíram em desuso. Entre eles eram conhecidas por Parcas chamadas Nona, Décima e Morta, que tinham respectivamente as funções de presidir a gestação e o nascimento, o crescimento e desenvolvimento, e o final da vida; a morte; notar entretanto, que essa regência era apenas sobre os humanos.

Os poetas da antiguidade descreviam as moiras como donzelas de aspecto sinistro, de grandes dentes e longas unhas. Nas artes plásticas, ao contrário, aparecem representadas como lindas donzelas. As Moiras eram:

■Cloto (Κλωθώ; klothó) em grego significa "fiar", segurava o fuso e tecia o fio da vida. Junto de Ilítia, Ártemis e Hécata, Cloto atuava como deusa dos nascimentos e partos. 

■Láquesis (Λάχεσις; láchesis) grego significa "sortear" puxava e enrolava o fio tecido, Láquesis atuava junto com Tique, Pluto, Moros e outros, sorteando o quinhão de atribuições que se ganhava em vida. 

■Átropos (Ἄτροπος; átropos) em grego significa "afastar", ela cortava o fio da vida, Átropos juntamente a Tânatos, Queres e Moros, determinava o fim da vida.  

Atropos

 Atropos3.jpg

Temporada: 6
Categoria: Destino
Poderes: Controlar o Tempo; Assegurar o destino;
Status: Viva
Ocupação: Uma das três irmãs do Destino
Filiação: Deus
Interpretado por: Katie Wilder

Histórico
Atropos é uma das três irmãs do destino que asseguram o fim predeterminado de cada pessoa. Ela tem duas irmãs que são "maiores em todos os sentidos". Sua tarefa era assegurar que as pessoas encontrem o destino que lhes foi confiada por Deus. Desde que Sam e Dean se separou da sua sorte, e parou o Apocalipse, o livre arbítrio é permanece sobre o Destino que já não consegue mais fazer com que destino seja cumprido.
CaracterísticasEditarPoderes e Abilidades

■Atropos pode parar o tempo em prol de fazer acontecer o que foi predeterminado.

■Balthazar possui uma arma que pode matá-la.
*Balthazar quase a mata - Castiel interfere
Aparições: 6.17 "Meu Coração Irá Continuar"

O trabalho de Atroposé exibido pela primeira vez no início do episódio, como ela move vários objetos no lugar, garantindo que seu alvo é morto, embora ela mesma não é mostrada. Ela logo faz uma aparência física, ao parar o tempo e vasculhar o saco de uma mulher, removendo as chaves e, novamente, desencadeando uma série de eventos que levam à sua morte. Quando Sam e Dean vão atrás dela, ela parece querer isso, ela tenta matá-los, embora Castiel os salva por um triz. Ela tenta, pelo menos mais uma vez matar os irmãos, mas é impedida novamente por Castiel. Os dois discutem como Castiel foi o responsável pelo não náufrago do Titanic, e como ela se tornou obsoleta, pois o Apocalipse foi evitado. Ela ameaça os irmãos e, em seguida Castiel ameaça matá-la. Ela lembra que ela tem duas irmãs muito poderosas, e os dois concordam que ela vai deixar os irmãos em paz se Castiel concordar em afundar o Titanic novamente.
Lenda

A idéia de seres que garantem um caminho predeterminado é seguido existe em muitas culturas. Atropos é o nome de uma das três Parcas da mitologia grega. Seu trabalho era era cortar o fio da vida. suas irmãs foram Clotho que girou o fio da vida, Lachesis e mediram o tempo que o segmento teria.
Fontes: Wikipédia
               Supernatural Wikia Br
               Supernatural Wikia Br

Nenhum comentário: