domingo, 1 de novembro de 2009

Lenda da série Supernatural #22 "Cupido"

Cupido


Apareceu em: "Amores Sangrentos" (5 ª temporada, episódio 14)

A menor classe de anjos, cupidos são mais fortes que os humanos e possuem a habilidade de fazer os casais ficarem juntos.


Mais Detalhes...
Mitologia Grega

Cupido, também conhecido como Amor , era o deus  equivalente em Roma  ao deus gregoEros . Filho de Vênus  e de Marte , (o deus da guerra), andava sempre com seu arco, pronto para disparar sobre o coração de homens e deuses. Teve um romance muito famoso com a princesa Psiquê , a deusa da alma.
Cupido encarnava a paixão e o amor em todas as suas manifestações. Logo que nasceu, Júpiter  (pai dos deuses), sabedor das perturbações que iria provocar, tentou obrigar Vénus a se desfazer dele. Para protegê-lo, a mãe o escondeu num bosque, onde ele se alimentou com leite de animais selvagens.
Cupido era geralmente representado como um menino alado que carregava um arco e um carcás com setas. Os ferimentos provocados pelas setas que atirava despertavam amor ou paixão em suas vítimas. Outras vezes representavam-no vestido com uma armadura semelhante à que usava Marte, talvez para assim sugerir paralelos irónicos entre a guerra e o romance ou para simbolizar a invencibilidade do amor. Embora fosse algumas vezes apresentado como insensível e descuidado, Cupido era, em geral, tido como benéfico em razão da felicidade que concedia aos casais, mortais ou imortais. No pior dos casos, era considerado malicioso pelas combinações que fazia, situações em que agia orientado por Vénus.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: