quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Lenda da série Supernatural #10 "Lobisomem"

LOBISOMEM
 
A lenda do Lobisomem tem possivelmente a sua origem na Europa do século XVI. Apesar de ser esta a possível origem desta lenda, ela possui traços que já podiam ser observados em alguns mitos da Grécia Antiga. A partir do continente europeu, foi-se espalhando por várias regiões do mundo até que chegou ao Brasil por intermédio dos Portugueses.


Este ser possui um corpo misto, uma vez que tem traços de Homem e de lobo.Segundo a lenda, tudo se passou numa noite de lua cheia, quando um homem foi atacado por um lobo. A partir da noite do ataque, reza a lenda que, sempre que a lua se encontra na sua fase cheia, o mesmo homem que sofreu o ataque transforma-se em Lobisomem. Para que exista outra vítima, terá que se voltar a suceder o mesmo ataque. 

  Lenda Brasileira 

  

No Brasil, a lenda muda quase de região para região, havendo assim várias versões. 
Uma das versões diz que, a sétima criança de uma sequência de filhos, todos do mesmo sexo, se poderá transformar em lobisomem. 

Noutras regiões, é dito que, se a mãe tiver seis filhas (mulheres) e o sétimo filho for homem, este transformar-se-á em lobisomem. 

Existem ainda outras versões que dizem, por exemplo que, se um filho não for baptizado, se poderá também transformar neste ser, mas apenas quando atingir a fase adulta. 
Conta a lenda que a transformação tem lugar numa encruzilhada. O monstro irá atacar animais e pessoas, para se alimentar de sangue. Ao raiar do sol volta à sua forma normal. 


Uma curiosidade é que, de acordo com a lenda, um lobisomem só morre se for atingido por uma bala ou por um outro objecto de prata. 

Outra versão 

"Lobisomens: Na mitologia, lobisomens são entidades que são humanas mas que se transformam em lobos durante certos períodos lunares. Este fenômeno também é designado lycanthropy, do Grego lykoi, "lobo" e anthropos, "homem." A mudança de homem para lobo é mantido para ser possível por bruxaria ou magica, e pode ser voluntário ou forçado por certos ciclos lunares e sons.
Em alguns folclores, lobisomens são imunes ao envelhecimento e muitas doenças físicas. Eles podem ser mortos por qualquer ferida que destrua o coração ou o cérebro ou por qualquer forma de morte que cause danos ao coração ou ao cérebro (como enforcamento, ou outro método que os prive de oxigênio)."

 Episódios de SUPERNATURAL!! 

Supernatural – Episódio 0217 – “Heart”

Nenhum comentário: